Concretização de uma ideia pedagógica que transcende o ensino formal

Criada em fevereiro de 2007, a Sabina – Escola Parque do Conhecimento é um equipamento da Secretaria de Educação de Santo André, que tem como missão gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos, exposições, aquários, terrário, experimentos, simuladores, planetário e cinedome de Santo André e outros serviços.

Localizada em uma área de 24 mil metros quadrados, anexa ao Parque Central, em Santo André, a Sabina tem seu projeto arquitetônico de 11 mil metros quadrados assinado por Paulo Mendes da Rocha, ganhador do prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Entre as inovações tecnológicas do projeto, estão duas enormes vigas-calhas de concreto, com 185 metros lineares cada, apoiadas somente em três pontos e sem junta de dilatação.
As duas vigas encerram uma ampla área construída e, junto com o mobiliário do espaço interno assinado pela arquiteta e designer Lina Bo Bardi, são ferramentas que permitem a experimentação, vivência lúdica e entretenimento, como tudo o que há na Sabina. Toda a construção e mesmo as áreas administrativas são espaços dedicados ao conhecimento e à criação humana.

Arquitetura Sabina - detalhe da viga-calha
Detalhe da viga-calha. Um dos destaques do projeto arquitetônico da Sabina, assinado por Paulo Mendes da Rocha, ganhador do prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

ENDEREÇO:
R. Juquiá, s/n – Vila Eldizia, Santo André – SP, 09181-730

TELEFONE:
(11) 4422 2001

E-MAIL:
sabina@santoandre.sp.gov.br

Imagem de uma senhora que usa óculos

Aumentar e Diminuir

Para aumentar ou diminuir a fonte no nosso site, ultilize os seguinter atalhos no seu teclado:

Ctrl

+

(Para aumentar)

Ctrl

-

(Para diminuir)