Planetário e Cinedome de Santo André Johannes Kepler.

Considerado o mais moderno do Brasil, o planetário Johannes Kepler possui um sistema de projeção óptico e digital, fabricado pela empresa alemã Carl Zeiss, que funciona de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza. Os dois projetores Sony integrados exibem imagens em 360º (full dome) com altíssima qualidade. Todos esses recursos técnicos têm como principal objetivo ensinar e divulgar a Astronomia e suas ciências correlatas aos visitantes do espaço.

Dentro dessa proposta, o Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler estruturou diretrizes pedagógicas atuais voltadas para diferentes públicos e educadores nas suas diferentes áreas em que atuam.

Planetário e Cinedome de Santo André Johannes Kepler
Planetário e Cinedome de Santo André Johannes Kepler

O Planetário de Santo André recebeu, no final de 2018, o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), por divulgar conteúdos astronômicos de bom nível e valor científico.

É um selo muito importante pois representa o reconhecimento do trabalho e a credibilidade conquistada pela equipe do Planetário desde a sua inauguração, em 2012, além de proporcionar aos seus usuários, conhecimentos de qualidade.


LABORATÓRIO ASTRONÔMICO

Junto ao anexo onde se encontra a sala de projeção do planetário, está o Laboratório Astronômico. Neste espaço há vários experimentos e painéis com muita informação e conhecimento sobre os planetas, galáxias, naves espaciais e astronomia.

Laboratório Astronômico
Laboratório Astronômico – Estudo de planetas e galáxias

NOC – NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU

NOC - Núcleo de Observação do Céu
NOC – Núcleo de Observação do Céu

O NOC é um espaço especializado com equipamentos ópticos e didáticos que permitem ao visitante, uma completa imersão na experiência de observar o céu além de aprofundar os conhecimentos a respeito da Astronomia Observacional. Além dos telescópios, binóculos e outros acessórios, o NOC conta com cinco Rosas-dos-ventos, um Relógio de Sol Analemático e um Observatório Indígena, que facilitam a compreensão de diversos conceitos fundamentais de astronomia, Etnoastronomia e muito mais.

Relógio de Sol Analemático
Relógio de Sol Analemático

RELÓGIO DE SOL ANALEMÁTICO
O relógio de Sol analemático é um relógio solar plano em que o gnômon (objeto vertical que gera a sombra) é móvel, mostrando a hora solar em pontos marcados sobre uma elipse de acordo com a época do ano. O relógio de Sol analemático permite a interação humana, pois você é o gnômon! Para usá-lo, fique de pé na data atual com os braços para o alto e veja sua sombra marcando a hora solar.

Observatório indígena
Observatório solar indígena

OBSERVATÓRIO SOLAR INDÍGENA
O Observatório Solar indígena é um monumento de rochas utilizado pelos povos indígenas do Brasil para a realização de observações astronômicas, entre outras atividades. Ele é constituído por um gnômon indígena e seixos (rochas). Tem como função: indicar as estações do ano, o meio dia solar, os pontos cardeais e colaterais. Foi uma ferramenta essencial para a sobrevivência dos povos indígenas do Brasil que unificam as observações astronômicas, metrológicas e os ciclos da natureza, em suas culturas.

Rosa dos ventos
Rosa dos ventos

ROSA DOS VENTOS
A Rosa dos Ventos é um antigo instrumento que mostra a direção dos pontos cardeais e intermediários. Ela corresponde a uma volta completa no horizonte. As pétalas maiores indicam os pontos cardeais: Norte (0°), Leste (90°), Sul (180°) e Oeste (270°). As pétalas menores correspondem aos pontos colaterais: Nordeste (45°), Sudeste (135°), Sudoeste (225°) e Noroeste (315°). A Rosa dos Ventos é encontrada em quase todos os equipamentos de navegação, como GPS, cartas náuticas e bússolas magnéticas.

Exposições

Conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico que transcende o ensino formal.

Imagem de uma senhora que usa óculos

Aumentar e Diminuir

Para aumentar ou diminuir a fonte no nosso site, ultilize os seguinter atalhos no seu teclado:

Ctrl

+

(Para aumentar)

Ctrl

-

(Para diminuir)