“Praçatempo”, a nova área pedagógica da Sabina.
O tempo sempre foi um objeto de interesse da humanidade, seja no controle da colheita, nos processos cíclicos astronômicos, nas grandes navegações, na produção de alimentos ou no próprio controle dos eventos do nosso dia a dia, como o tempo de uma viagem ou o tempo de um banho, por exemplo. Para representar sua importância, a SABINA – Escola Parque do Conhecimento, oferta ao público a partir do dia 12 de outubro de 2023, um espaço interativo destinado às crianças de 4 a 11 anos, que abordará o tempo e seus diversos marcadores de maneira lúdica e criativa. Com mais de 1000 metros quadrados, localizada na área externa da Sabina, o “Espaço Praçatempo”, trará diversas instalações nas quais será possível aprender sobre a temática brincando.
O espaço conta com as seguintes atrações:
O tempo dos Dinossauros
Nesta área, as crianças terão a possibilidade de explorar o tempo geológico por meio de fósseis de dinossauros e suas pegadas. A área tem como objetivo complementar as vivências já ofertadas na Sala da Vida, no setor de Paleontologia.
A Idade das Árvores
Por meio dos anéis de crescimento das árvores, a partir de suas linhas concêntricas, as crianças conhecerão informações sobre a vida dos seres que habitaram o nosso planeta em diversos momentos.
Telescópio sonoro
Como conchas parabólicas, bem posicionadas, podem ser responsáveis pela concentração e transmissão de informação na forma de ondas a grandes distâncias? Nessa atração será possível conhecer a base de funcionamento de espelhos esféricos, fornos solares e radiotelescópios.
Basquete do futuro
Nesta área, as crianças serão desafiadas a descobrirem onde estará a cesta do basquete giratório após o lançamento da bola. Este experimento discute o aparecimento das forças fictícias de Coriolis.
O Tempo do Som
Quanto tempo uma onda sonora gasta para percorrer uma distância? Nesse experimento será possível compreender como a percepção do som pelo nosso cérebro, aliada à comunicação, pode ter sido uma das principais chaves para a sobrevivência da nossa espécie.
Teia de troncos
Assim como na Montanha, as crianças serão convidadas a escalar e explorar um pequeno quebra-cabeças de madeira. Nele, passarão por um labirinto de entradas incertas e alguns possíveis caminhos para chegar até a outra extremidade. Essa atração estimula a criatividade, estratégia, imaginação, noção de tempo e coordenação motora.
O tempo do silêncio: A Casa Silo
Nesta atração, as crianças serão convidadas a escalar e explorar o tempo das nuvens, dos pássaros e do Sol através do teto vazado da casa. Nela, terão uma grande câmera de observação que terminará com uma bela escorregada de retorno ao solo.
O Espaço-Tempo de Einstein
Com um simples pula – pula, crianças e adultos verão como a deformação do espaço-tempo, criado pela gravidade de corpos de grande massa pode alterar até mesmo o tempo e a trajetória da luz no espaço.
O tempo da água
Nesta atração, as crianças serão convidadas a explorar um dos elementos essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra: a água.
Escalando o morrote
Mobiliário urbano inspirado no relevo do Pico da Neblina no Alto Amazonas que possibilita aos visitantes se recostarem e às crianças escalarem e escorregarem.
O tempo da água
Nesta atração, as crianças serão convidadas a explorar um dos elementos essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra: a água.
O tempo da música
Venha experimentar os sons e os silêncios dos instrumentos musicais gigantes do músico e luthier Fernando Sardo. Com a utilização das baquetas perceba diferentes sons, timbres e notas musicais.
O tempo das pegadas
Pode ser na argila, na rocha ou, até mesmo, na Lua. Aqui, nós encontramos três conjuntos de pegadas (répteis, aves e mamíferos). O objetivo é estimular a busca dos rastros de animais. E aí? Que tal começar a sua caçada pelas pegadas?
O balanço ressonante
Sente-se e comece a balançar. Repare no comprimento do balanço e no comprimento do pêndulo. Agora repare no que acontece no pêndulo. Reparou? A medida em que você se balança, o pêndulo começa a balançar também! Neste experimento, a energia é transferida por meio da ressonância entre o pêndulo e o balanço.
O tempo do eco
O ouvido humano precisa de um tempo mínimo entre dois sons para distingui-los.
A esse tempo damos o nome de persistência auditiva. Ao ar livre, devido à persistência auditiva, à velocidade do som no ar e às superfícies encontradas pela onda sonora, ocorre um fenômeno chamado ECO. Por meio de um tubo de 17m, será possível perceber esse fenômeno. Divirta-se e explore o maravilhoso mundo da acústica!
VENHA CONHECER!!!
Orientações para utilização do espaço PRAÇATEMO
- Criança somente acompanhada pelos pais ou responsável
- Proibido o acesso descalço, com chuteiras, salto alto ou calçados com solado similar
- O uso da FONTE INTERATIVA é responsabilidade dos pais ou responsáveis, por isso, traga uma troca de roupa a mais e toalhas. Utilize os sanitários para trocá-los.
- É proibido andar pelo parque MOLHADO e com traje de banho. OBS: visitantes molhados e com traje de banho não são PERMITIDOS nos simuladores: Planetário; Sabinautilus; Fúria da Natureza e Sala das percepções.