Experiência no planetário: Quando a cidade apaga as estrelas.
Dias 4, 6, 7, 13, 14, 20, 21 e 27 de junho
No mês dedicado à reflexão ambiental, o Planetário Johannes Kepler propõe um olhar para um problema muitas vezes invisível: a poluição luminosa e química que compromete a qualidade do céu nas grandes cidades. Mais do que afetar a observação astronômica, esse fenômeno interfere nos ecossistemas, na saúde humana e no nosso vínculo cultural com o Universo.
A experiência tem início no Laboratório Astronômico, onde uma tela interativa exibirá um vídeo explicativo sobre as causas e consequências do excesso de iluminação artificial e da presença de poluentes atmosféricos que reduzem a transparência do céu. Em seguida, nas sessões do planetário, a apresentação ao vivo abordará essa temática ao comparar o céu urbano com o céu preservado, evidenciando o impacto direto da ação humana sobre o brilho das estrelas.
A proposta integra ciência, educação ambiental e reflexão crítica, reforçando que o céu também faz parte do meio ambiente. Preservá-lo é uma responsabilidade coletiva.
Local: Planetário Johannes Kepler
Período: Todos os finais de semana e feriados de Junho
Horário: 11h e 15h
Duração total: 50 minutos
Formato: vídeo interativo no laboratório + planetário ao vivo abordando a temática