I Virada Científica na Sabina
O que é a Virada Científica na Sabina
Vivemos em um mundo que é cada vez mais dependente do conhecimento científico e das tecnologias que surgem através dele, o que torna o Letramento Científico uma ferramenta fundamental para a formação de cidadãos atuantes e capazes de compreender, analisar, refletir e modificar a realidade na qual estão inseridos.
A Virada Científica na Sabina é um encontro cujo principal objetivo é agir como um elo entre professores da Educação Básica, Universidades da região e sociedade como um todo, por meio da exposição de trabalhos, palestras e roda de conversa, com a intenção de fomentar o Letramento Científico nas escolas e em nosso meio no geral.
SOBRE O ENCONTRO
O encontro ocorrerá nos dias 19 e 21 de Outubro de 2023.
No dia 19 (quinta-feira), das 18h às 21h haverá exposição de pôsteres de trabalhos desenvolvidos por universidades, por professores da Educação Básica e pela equipe da Sabina, além de duas palestras simultâneas com os temas “Mudanças Climáticas e a Conservação” e “A importância do Letramento Científico”.
No dia 21 (sábado), a Sabina estará aberta à visitação espontânea e os expositores serão convidados a retornar para realizar a divulgação de seus trabalhos para o público em geral. Este dia também contará com uma roda de conversa sobre carreira científica. Para mais detalhes, acesse o Edital do evento.
EDITAL – Clique aqui
Por que falar das Ciências Básicas para um desenvolvimento sustentável
Para sua primeira edição, a Virada Científica na Sabina terá como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, indo ao encontro da escolha da Organização das Nações Unidas e Unesco para o ciclo 2022/2023. A Sabina acolhe essa ideia por considerar as Ciências Básicas um alicerce para as demais áreas do conhecimento e acreditar que elas podem auxiliar na formação de indivíduos mais críticos em relação a seu meio e mais capazes de realizar mudanças profundas na sociedade e na maneira como nos relacionamos entre nós e com nosso mundo.
“De geração em geração, as ciências básicas constroem o conjunto de conhecimentos que as próximas gerações podem usar para resolver problemas sobre os quais talvez não tenhamos nenhuma ideia hoje”.
– Luc Allemand, secretário geral do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
As Ciências Básicas para o Letramento Científico
Quando falamos em “Ciências Básicas” estamos nos referindo às disciplinas fundamentais da Ciência, como por exemplo a Física, a Química, a Biologia ou a Matemática. Elas nos ajudam a compreender as leis e os princípios que regem o universo no qual estamos inseridos, estando presentes no nosso dia a dia mesmo que não façamos a menor ideia de que estamos fazendo uso delas.
Já o “Letramento Científico” é a capacidade de entender, interpretar e aplicar conceitos científicos presentes em nossa vida cotidiana. Ele nos ajuda a tomar decisões, compreender o funcionamento do mundo ao nosso redor e resolver problemas que conhecemos ou que podemos encontrar no futuro. As ciências básicas desempenham um papel fundamental no letramento científico, pois fornecem a base para compreender os fenômenos naturais, os processos que ocorrem no universo e as suas causas e consequências.
Aprender de forma eficaz sobre as Ciências Básicas, nos permite ter ferramentas para explorar o mundo de forma crítica. Esse processo envolve questionar, conduzir experimentos, analisar dados e tirar conclusões a partir dos mesmos. O Letramento Científico nos permite conhecer melhor o mundo, refletir sobre nossos desafios e contribuir para o avanço da sociedade.
Em resumo, as “Ciências Básicas” são a base do conhecimento científico e o “Letramento Científico” nos capacita a usar esse conhecimento de maneira prática e significativa para o desenvolvimento de nossa cidadania e sociedade.
PALESTRAS
Dia 19/10 – 20h
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A CONSERVAÇÃO. IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO.
Dia 21/10 – 16h
RODA DE CONVERSA: CARREIRA CIENTÍFICA
Para participar, clique aqui